Emulando PSX no Ubuntu Maverick

Publicado 12 de Janeiro de 2011, por italomaia

A partir do Ubuntu Lucid, o popular emulador de playstation One PCSX-df não mais figura no repositório oficial do Ubuntu. Isso quer dizer que você, pobre usuário, não poderá instalar o pcsx-df diretamente pelo apt-get. Triste, mas, não tema! Tudo na vida tem solução, imagine só munido do Ubuntu!

Uma ação natural seria procurar emuladores internet adentro. PCSX-r, pSX e outros aparecem fácil nos resultados do google, mas, ledo engano achar que é fácil instalá-los ou mesmo usá-los. Prepare-se para bugs e erros dos mais diversos. Não que isso seja demérito dos projetos, entretanto, o tempo urge para o assíduo jogador.

Antes de mais nada, vale lembrar que todo processo de emulação, de acordo com a lei brasileira, exige que o seja feito em cima de jogos que o usuário possui. Isso quer dizer que você ou emula jogos que você possui, através de roms ou por meio de um jogo original. Continuemos.

Existem duas opções bastante práticas e confiáveis de emular PSX no Ubuntu após o Lucid (10.04 em diante): a primeira é baixar o pcsx-df do repositório do Karmic. Basta baixar o pacote para sua arquitetura, amd64 ou i386, e pronto.

Epsxe 1.7 Window

A segunda opção é rodar o Epsxe 1.7 via wine, que também funciona muito bem. A instalação também é fácil. Comece instalando o wine via linha de comando ou pela central de programas do Ubuntu:

sudo apt-get install wine

Feito isso, vá no site do ePSXe e baixe a última versão do emulador para windows. Descompacte e coloque em um local de sua preferência, como na pasta do seu usuário; digamos /home/user/epsxe/. Dê permissão de execução para o binário na pasta do emulador com o comando:

cd ~/epsxe/
chmod +x *.exe

Neste site você encontra os plugins necessários para rodar o emulador. Coloque-os na pasta ~/epsxe/plugins/. Por fim, coloque a bios do psx em ~/epsxe/bios/ (*) e execute o binário do epsxe. Um duplo clique resolve. Configure o emulador como achar melhor e boa jogatina!

Obter a bios do psx é por sua conta. Não solicite a bios nem links para a mesma por aqui.

blog comments powered by Disqus